Quem não ganhou uns quilinhos no final do ano, que atire o primeiro pavê. Eu aposto que na sua lista de promessas de Ano-Novo tem um item “perder peso” e outro “fazer mais exercícios”; acertei?

Algumas pessoas vão querer as soluções mágicas, atalhos, caminhos simples, rápidos e baratos. São presas fáceis para todo tipo de propaganda de produtos e métodos duvidosos, que os charlatões de plantão vão oferecer e com os quais vão ganhar muito. Mas quando o assunto é melhorar o estilo de vida e assumir hábitos mais saudáveis, o melhor conselho ainda é fazer pequenas mudanças com constância. Consistência ganha de intensidade. Sempre.

Um estudo publicado na Revista da Associação Médica Americana mostrou que pequenos aumentos na atividade aeróbica ao longo de oito semanas trazem benefícios significativos: para cada 30 minutos adicionais de atividade física semanal, foi associada uma perda de peso de 0,52 kg, redução de 0,56 cm de circunferência abdominal e diminuição de 0,37% na gordura corporal. O mais interessante é que essa relação foi do tipo dose-resposta, isto é, quanto mais se adicionam minutos de atividade aeróbica ao longo da semana, os benefícios aumentam de forma proporcional. Além disso, neste estudo, o exercício aeróbico também foi associado à melhora de aspectos mentais e à diminuição de sintomas musculoesqueléticos.

Qualquer atividade física é melhor do que nenhuma. E a recomendação mais simples é: comece. Não importa o horário ou o quanto consegue fazer em cada oportunidade. Os benefícios são muitos e vão fazer você chegar mais perto do que deseja para sua saúde neste ano.

Artigo completo: Jayedi A et al. Aerobic Exercise and Weight Loss in Adults: A Systematic Review and Dose-Response Meta-Analysis. JAMA Netw Open. 2024 Dec 2;7(12):e2452185. doi: 10.1001/jamanetworkopen.2024.52185