Existem pessoas que fazem brilhar os lugares aonde chegam. São pessoas alegres, divertidas, confiantes e autênticas. Geralmente despertam a admiração de quem está próximo e tornam os ambientes de trabalho espaços mais leves e agradáveis.

Sorte de quem pode trabalhar com pessoas assim.

Imagino que os recrutadores das empresas não tenham, em suas planilhas, o item “ser divertido” como atributo nos critérios de seleção. Ainda assim, acredito que, mesmo de forma involuntária, os candidatos que emanam alegria façam brilhar outras características pessoais e ganhem maior atenção nos processos seletivos.

Se parece plausível que pessoas mais divertidas tenham vantagem nas relações interpessoais, será que o efeito que elas causam nos colegas de trabalho é sempre positivo?

Um estudo publicado na revista Scientific Reports, do grupo Nature, apresentou os resultados de uma pesquisa realizada com cerca de 600 pessoas, em cenários simulados e em ambientes de trabalho reais. Os participantes responderam a questionários sobre suas percepções e sentimentos em relação a colegas de trabalho mais brincalhões e a outros que não eram.

O resultado mostrou que pessoas mais divertidas fazem com que os colegas as percebam como mais autênticas. A autenticidade percebida nesse contexto leva os colegas de trabalho a considerarem os mais divertidos como mais capazes de liderar, aumenta a intenção de fornecer apoio social e reduz tentativas de prejudicá-los. Esse padrão foi observado em ambientes nos quais o trabalho é altamente competitivo, e tais associações não ocorreram em contextos de menor competição. Mesmo em ambientes tensos, ser divertido atua como um “sinal social” positivo, que favorece a cooperação.

O estudo apresenta limitações, pois os dados foram coletados por meio de questionários autorreferidos, com foco apenas na perspectiva dos colegas (líderes não foram incluídos) e restritos a uma população chinesa, o que pode refletir aspectos culturais específicos. Ainda assim, a lição é que as organizações podem encorajar a expressão do bom humor e da extroversão, especialmente em ambientes de alta competição, como forma de reduzir conflitos e promover apoio mútuo. Além disso, é muito mais agradável trabalhar em um ambiente leve e descontraído – e esse já seria motivo suficiente.

Artigo completo: Guo L et al. Understanding the social benefits for playful employees in the workplace. Sci Rep. 2025 Sep 30;15(1):33834. doi: 10.1038/s41598-025-04967-5.