Atenção aos sinais que o corpo dá
Você certamente conhece três pilares para manter uma boa saúde: alimentação adequada, exercícios físicos regulares e boa qualidade do sono. É simples, a maioria de nós sabe como fazer, mas manter a regularidade...
De todo modo, nosso corpo dá sinais quando esses fatores estão em desequilíbrio: excesso de peso, falta de energia, dores musculares, aumento do risco de condições metabólicas e cardiovasculares, irritabilidade, alterações do humor e vários outros. Esses sinais podem ser percebidos logo pela própria pessoa, ou se instalar lentamente, permanecendo ocultos por algum tempo. Por isso, o olhar das pessoas ao redor e, principalmente, dos profissionais de saúde, constitui um apoio valioso para os cuidados de saúde e modificação do estilo de vida.
No que se refere ao sono, parece que as suas alterações podem funcionar como um marcador de que algo grave acontece no trabalho.
Um estudo bem desenhado acompanhou mais de mil e trezentos trabalhadores, durante nove anos, avaliando a qualidade do sono ao longo do tempo. Um dos critérios para participar da pesquisa, era não apresentar distúrbios do sono antes do início da observação e, entre outras variáveis, foi aplicada uma escala de avaliação de discriminação no trabalho e fora dele. Isso mesmo: tratava-se de um questionário que rastreava a percepção de tratamento injusto ou nocivo nas relações interpessoais. Os resultados mostraram que a discriminação no trabalho foi associada a um risco 50% maior de distúrbios do sono. Para discriminação fora do trabalho, o aumento do risco foi de 39% e quando os fatores eram combinados, ou seja, discriminação dentro e fora do trabalho, o risco ajustado para transtorno do sono era 78% maior.
Embora as alterações do sono não sejam específicas para identificar esse importante fator de risco psicossocial no trabalho, a identificação dessa queixa pelos profissionais de saúde deve levantar o alerta. OS transtornos do sono têm causas múltiplas, mas a avaliação dos fatores organizacionais deve fazer parte dessa equação.
Artigo completo: Liu S, Matthews TA, Guardiano M, Mayeda ER, Li J. Joint Effects of Workplace and Everyday Discrimination on Sleep Disturbances: A 9-Year Prospective Cohort Study in U.S. Employees. Int J Behav Med. 2025 May 29. doi: 10.1007/s12529-025-10370-1.