O que precisamos aprender sobre fatores psicossociais no trabalho?
As condições psicossociais no ambiente de trabalho têm sido um tema de interesse crescente. Empresas que cuidam da saúde e do bem-estar de seus empregados já saíram na frente nas ações para a melhoria desses fatores, e a legislação brasileira começa a dar alguns passos que podem acelerar o enfrentamento da questão. A recente alteração no texto da NR-1 é uma prova disso. Mesmo assim, a visão ultrapassada de que apenas riscos físicos, químicos e biológicos devem compor os programas preventivos ainda é muito frequente nas empresas.
Um estudo publicado na revista Scandinavian Journal of Work, Environment & Health apresenta uma revisão abrangente de 50 anos de pesquisas sobre as condições psicossociais no trabalho e seus impactos na saúde. O estudo destaca as mudanças na compreensão desses fatores, que inicialmente se concentrava no equilíbrio entre demandas e controle no trabalho, evoluindo para incluir aspectos mais amplos, como o suporte social e a percepção de justiça nas relações organizacionais.
Condições psicossociais adversas no trabalho estão associadas a vários desfechos de saúde, especialmente a doenças cardiovasculares e transtornos mentais. No entanto, apesar do aumento substancial de evidências sobre esses riscos, as intervenções no ambiente de trabalho têm se concentrado mais em abordagens individuais, como programas de manejo do estresse, do que em intervenções organizacionais que abordem as causas de base. A mensagem que fica oculta (ou subentendida) quando o foco está na intervenção individual é que a pessoa, em maior ou menor medida, é responsável pelas consequências das questões organizacionais.
As empresas que desejam promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo devem adotar abordagens integradas, combinando intervenções em vários níveis para reduzir os riscos psicossociais e promover o bem-estar dos trabalhadores. Relações de confiança e apoio social são a base para o sucesso não apenas dos programas de saúde, mas também das relações de emprego.
Artigo completo: Boot CRL, LaMontagne AD, Madsen IEH. Fifty years of research on psychosocial working conditions and health: From promise to practice. Scand J Work Environ Health. 2024 Sep 1;50(6):395-405. doi: 10.5271/sjweh.4180.
Fatores organizacionais no sucesso dos programas de saúde: clique aqui