Qual é o segredo dos programas de promoção da saúde nas empresas?
Quem se lembra da propaganda do biscoito que vendia mais porque era fresquinho ou era fresquinho porque vendia mais? Se você respondeu que sim, além de denunciar sua idade, sabe que a frase fez muito sucesso e é lembrada em vários contextos. Parece que o alcance dos programas de saúde nas organizações segue uma lógica parecida.
Quando as equipes de saúde das empresas planejam seus programas, levam em consideração diversas variáveis, tais como: idade da população trabalhadora, riscos dentro e fora do trabalho, perfil de adoecimento conhecido ou potencial, distribuição dos empregados nas unidades produtivas e vários outros. É necessária uma boa comunicação, execução eficiente, acompanhamento dos resultados e ações para a melhoria contínua. Porém, algumas vezes, mesmo com uma boa gestão, os programas de saúde não atingem os resultados esperados.
Um grupo de pesquisadores descobriu uma associação muito interessante entre programas de promoção da saúde e a reputação das empresas entre seus funcionários. O ponto de partida foi selecionar instituições europeias engajadas no Sustentainable Development Goals da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais especificamente nos objetivos número três e oito que falam de saúde e bem-estar e da promoção de crescimento econômico inclusivo e sustentável, com trabalho decente para todos. Mais de 44 mil empresas de 33 países foram avaliadas. Os resultados mostraram que, quanto mais positiva é a reputação da empresa entre seus funcionários, maior é a disposição em participar dos programas de saúde e, quanto mais os empregados participam, mais as empresas investem em novos programas.
O que está por trás desses resultados revela princípios da gestão da saúde corporativa que não podemos esquecer: relações de confiança e rede de apoio social. Para além dos programas de saúde que têm intenções meramente cosméticas, os empregados percebem quando as organizações estão interessadas em cuidar de forma genuína; e assim, todos se beneficiam e o ciclo se mantém, como na propaganda do biscoito.
Artigo completo: Foncubierta-Rodríguez MJ et al. Workplace health promotion programs: The role of compliance with workers' expectations, the reputation and the productivity of the company. J Safety Res. 2024 Jun;89:56-63. doi: 10.1016/j.jsr.2024.02.008.
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